Social Icons

Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ter / Fazer tatuagem é pecado?

Antes de escrever este breve artigo, pesquisei na internet para ver as opiniões da 'galera' evangélica pentecostal por aí. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que julgam pecado e até um pecado de morte espiritual ter tatuagem.
Para ser bem direto, já dou minha opinião: não, não é nenhum pecado, nem proibido e nem ilícito ter tatuagem (a não ser que você tatue algo pornográfico em sua testa, claro!).
Quando algum neo-puritano pentecostal vai citar sua base para proibir tatuagens, é citado quase que imediatamente Levítico 19:28:
"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”.
Agora, faça a pergunta para si: você fez ou pretende fazer alguma tatuagem em favor dos mortos? Eu ainda não vi ninguém. Deve haver alguém por aí, mas ainda não vi. O texto não está nem sequer falando de tatuagens. Fala-se de autoflagelo em favor dos mortos em rituais místicos onde o indivíduo se bate (dá golpes na carne) que deixam marcas. A imagem ao lado ilustra exatamente o que o texto bíblico está fazendo. Alguns Muçulmanos cometem o autoflagelo em homenagem a Hussein, um homem já morto e deixam marcas em seus corpos em homenagem a ele. É a isso que o texto se refere.
O interessante é notarmos a aparência de Jesus em seu retorno:
"E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores". Ap. 19:16
Interessante! Jesus retornará à terra e veremos escrito em sua coxa 'Rei dos reis e Senhor dos senhores'. Será que estará escrito com caneta bic, será uma tatuagem ou uma escarificação? Não sei, mas já é de de refletir sobre isso se você diz que marcar de qualquer forma o corpo é pecado.
E, apenas para concluir essa passagem do A.T. sobre marcar o corpo em favor dos mortos, é interessante como esses falsos puritanos citam esse versículo, mas jamais citam os outros versos que também dão ordens na mesma passagem. Então, vejamos o que as pessoas que dizem com base em Levíticos que tatuagem é pecado também não podem fazer:
  • vs 9 - Crentes que tem plantações não podem colher tudo, e se algo colhido cair ao chão, não pode-se pegar de volta. O mesmo se aplica à uva que cair ao chão.
  • vs 23 - Não se pode comer nada da plantação nos primeiros 3 anos.
  • vs 24 - Os frutos do 4º ano da plantação não podem ser comidos por você, tem de ser ofertados a Deus.
  • vs 26 - Carne mal passada é pecado. Cuidado com o sanguinho que fica nos miúdos do frango. É pecado.
  • 27 - Cortar o cabelo arredondando a costeleta é pecado.
  • 27 - Aparar as extremidades da barba é pecado (interessante é que essas igrejas mais pentecostais discriminam quem não faz a barba)
  • 30 - É para se guardar o sábado.


Agora minha pergunta a quem cita Levítico é: você está cumprindo corretamente isso? A instrução dada a nós, não Judeus, mas Cristãos é: "Porque, qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" (Tiago 2:10).
Continuando: “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2).
E para completar: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão" (Gálatas 5).
Ora, o que conclui? Que qualquer crente que invente de proibir algo com base em leis do Antigo Testamento, deveria, então, guardar todas as outras leis. Por que, digam-me vocês que fazem isso, você pode escolher quais leis são e quais não são válidas? Passe a guardar todos os pontos da Lei hoje mesmo, vá fazer uma circuncisão, volte a sacrificar, apedreje os adúlteros... Vocês conseguem perceber a grande hipocrisia que há nisso tudo?
O fato é que não há qualquer mau nas tatuagens em si. Esse 'ódio' é sim derivado de hipocrisia, de má informação, de péssima tradição, de falta de conhecimento e de má compreensão da Graça e Liberdade que há em Cristo. É o apego ao exterior, às aparências.
Tatuagens não são pecado. O pecado está no que você pode ou não fazer com a sua tatuagem. Se você tatua algo no cóccix para andar com uma blusinha lá em cima e chamar a atenção à sua poupança gospel, então você está pecando por atitudes lascivas e não por ter tatuagem.
Não há absolutamente nada no Novo Testamento que o proíba de ter tatuagem. A única coisa que você deve ter é bom senso sobre o que tatuar e seu propósito. Exibicionismo e voyeurismo não é algo legal. Mas, tatuar algo para agradar seu marido ou sua esposa não há nada de errado. Tatue seu bumbum se quiser, mas desde que seja para mostrar para seu parceiro.
No mais, se alguém discorda, terei prazer em responder.
Por enquanto é isso e desejo que a mente de todos possa compreender o que significa ser Livre.
nEle, que virá com sua coxa escrita com 'Rei dos reis e Senhor dos senhores'.

7 comentários:

  1. Cuidado com o que ensina, texto sem contexto é pretexto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não vejo um versículo bíblico se quer que proíba o uso da tatuagem, como também não proíbe o uso de bebidas alcoolicas, exceto em alguns casos especificos. Mas, assim como não encorajaria ninguém a tomar bebida alcoolica, pelo fato de nem todos terem o controle necessário para não cair na embriaguez, não o faço também no que diz respeito a tatuagem, afinal de contas ela me trará alguma vantagem? Mesmo não vendo uma proibição bíblica, prefiro aquele ensino mais conservador, para não dar ocasião à carne, usando dela (tatuagem) para mostrar algumas partes que incitam a carne. Falando nisso, já viram alguém tatuando a testa? Afinal, o proposito não é mostrar? Que Cristo esteja tatuado em nossos corações e em nossas mentes, isso basta.

    ResponderExcluir
  3. O Anônimo ai de cima disse tudo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa vo mostrar isso a minha mae! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Se nosso corpo é o templo do Espírito Santo, porque devemos marcá-lo com tatuagem ou com qualquer outra forma de marcação. Como templo do Espírito devemos conservá-lo puro, para que o Espírito Santo não nos abandone, aí sim quando o Espírito de DEUS nos abandonar estaremos nos entregando aos prazeres carnais, a tatuagem é uma forma de exibição da carne. Portanto considero está pratica pecaminosa, que me perdoem os irmãos que pretendem se tatuar, porém os que ja vieram p'ra JESUS tatuados e se arrependeram, não esqueçam o SENHOR não leva em conta o tempo da ignorância. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Irmãozão, Somos templo do Espírito Santo, certo? E devemos zelar por esse templo, ok? Vc acha que eu criando várias tatuagens no meu corpo e colocando vários piercings ... estaria realmente agradando a Deus??? Por quer será que Deus não nos criou com marcas no corpo ou pelo menos deixou nas Suas escrituras que NÃO HÁ PROBLEMA se eu colocar? Cara... eu teria CUIDADO ao AFIRMAR algo como isso para essa geração de jovens que estão doidos para ouvir de um líder espiritual sobre a liberação de algo que pode PREJUDICAR o seu corpo (Prejudica tanto a pele como a moral) em meio a sociedade. Acredito que Deus não se alegraria com isso. Se não Ele teria falado ou nos deixado algo que venha dá base ou ACEITAÇÃO sobre esse assunto em sua palavra. Qual é a imagem que a sociedade tem da igreja??? Que tipo de comportamento eles acham que nós tempo??? Pense nisso também amigão. Um forte abraço com a paz de Cristo. Pois uma AFIRMAÇÃO pode mudar todo um conceito ou comportamento de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  7. Não acho legal não cara!!! Acho que nós passremos uma imagem melhor como pessoas que expressão o caracter de Cristo sem estas coisas que me trazem uma recordação de profanação e rebeldia. Tatuagem e piercings traz uma idéia na imagem ou aparência de rebeldes ou anarquitas!!! E cara... Nada descrimino quem tem, mas acho que não seria legal INFLUENCIAR ou DELIBERAR essa idéia!!! Acho que Cristo aconselharia a não usarmos!!! Graça e paz meu irmão!!! E pense bem sobre esse assunto ANTES DE AFIRMA ALGO COMO TEOLÓGIA!!! isso é muito perigoso!!! Pois envolve o pesamento de vidas que podem mudar por questões de um simples ARTIGO!!! PAZ...

    ResponderExcluir

 
Colmeia: O melhor dos blogs
tecnogospel.com.br
À Toa na Net
Links Gospel